Fale com o governo

Criança Candanga reúne secretarias para integrar políticas públicas

Diversos órgãos do governo de Brasília trabalham de maneira conjunta para evitar situações de vulnerabilidade infantil no Distrito Federal, como a evasão escolar, que resulta no aumento de atos infracionais, e a mortalidade infantil.

A integração entre os órgãos do Executivo local para defender os direitos das crianças de dos adolescentes foi debatida nesta quarta-feira (2), no Palácio do Buriti, na reunião do comitê executivo do programa Criança Candanga.

O encontro foi coordenado pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude. O grupo assistiu à apresentação de dados, estudos e pesquisas e alinhou agendas.

Além disso, os integrantes estabeleceram um planejamento para criar soluções para temas relacionados à violação de direitos de crianças e jovens, como abusos e violências físicas, psicológicas, sexuais e morais; trabalho infantil; mortalidade; ampliação do acesso à educação e à rede de atenção a gestantes.

De acordo com a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, a integração dos órgãos do Executivo local é o grande salto da política em relação à garantia dos direitos da criança. “É uma soma de capacidades. Então, o resultado é infinitamente maior”, ressaltou.

Para o secretário de Políticas para Crianças, Aurélio Araújo, trabalhar em conjunto permite que o governo planeje o orçamento e a agenda de ações de maneira integrada. “O resultado disso é ter crianças melhor atendidas.”

Também participaram da reunião representantes das secretarias de Educação; de Saúde; da Segurança Pública e da Paz Social; do Esporte, Turismo e Lazer; de Planejamento, Orçamento e Gestão; do Meio Ambiente; do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e da Casa Civil.

Programa Criança Candanga

O programa Criança Candanga foi criado em 6 de abril com a assinatura do Decreto Distrital nº 38.118 de 2017 pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O portal do programa tem informações sobre as ações que estão sendo tomadas assim como um mapa georreferenciado de serviços especializados ofertados à população, como conselhos tutelares, escolas e centros de atendimento assistencial por região administrativa.

Mapa do Site Dúvidas frequentes Comunicar erros