Fale com o governo

Criado em 30/01/18 às 10h12 | Atualizado em 29/10/18 às 11h20

Governo de Brasília firma parceria com a UnB para oferecer mestrado profissional em economia para servidores

Servidores de carreira do governo de Brasília terão a oportunidade de realizar um curso de mestrado em Gestão Econômica de Finanças Públicas pela Universidade de Brasília (UnB). Serão mais de 360 horas/aulas ministradas pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face/UnB). A medida é uma das formas de capacitar servidores e contribuir para a excelência do serviço público e inovação do Governo do Distrito Federal. Detalhes do processo seletivo serão divulgados no site da UnB e da Seplag, com previsão de divulgação do edital no início de fevereiro.

A especialização é direcionada para servidores públicos estáveis da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal, que sejam regidos pela Lei Complementar nº 840/2011. Os interessados em participar do programa de mestrado deverão ter diploma de graduação em curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e ser aprovados em todas as etapas do processo seletivo, que consistem em prova objetiva, avaliação de currículo e de projeto.

O curso terá a duração de dois anos, com aulas presenciais no Campus Universitário Darcy Ribeiro. Os aprovados frequentarão gratuitamente as aulas e terão acesso a toda infraestrutura da universidade, como Biblioteca Central, Restaurante Universitário e instalações do Departamento de Economia. A Seplag garantirá 100% do aporte financeiro.

Para receber o diploma, os selecionados deverão obter 24 créditos, as disciplinas terão enfoque em instrumentos e conceitos de análise econômica e abordarão temas como o Orçamento Público, Gestão de Pessoas, Logística, Planejamento Estratégico de Organizações Públicas, além de Introdução à Matemática, Economia do Setor Público e Elementos de Análise Micro e Macroeconômica. Ao final do curso, os mestrandos deverão elaborar uma dissertação com tema que, preferencialmente, inclua o Governo do Distrito Federal como estudo de caso.

Valorização do servidor

A parceria inédita entre o executivo e a Universidade de Brasília, além de incentivar as pesquisas voltadas preferencialmente à área econômica local, reflete diretamente a política de valorização do servidor implementada pelo governo de Brasília.

O contrato foi assinado nesta quinta-feira, 26 de janeiro, pela secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Lemos e pela reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão. O programa de mestrado contará com o financiamento integral pelo governo de Brasília. Ao todo, serão investidos R$ 900 mil com recursos do Fundo Pró-Gestão.

Escola de Governo

Desde 2015 a outubro de 2017, a Escola de Governo do DF (Egov), vinculada à Seplag, já certificou mais de 47 mil servidores, número de capacitações quase três vezes maior que o realizado no período de 2010 a 2014, quando foram 16.950 servidores qualificados.

Além da quantidade, a Egov aperfeiçoou a qualidade dos treinamentos, oferecendo mais de 80% dos cursos de acordo com a necessidade dos órgãos que demandaram treinamentos. Só em 2017, 97 órgãos foram atendidos com mais de 630 turmas. Cerca de 18 mil servidores participaram de cursos realizados sob demanda, ou seja, de acordo com as necessidades de áreas técnicas do governo.

Fonte: Seplag

Mapa do Site Dúvidas frequentes